Bloguinho PP

Todas as novidades da Escola Primeiro Passo em um só lugar!

EDUCAÇÃO • INFORMAÇÕES • DICAS • ATIVIDADES

Crianças no celular e no tablet: precisamos falar sobre isso!

Sejam bem-vindos a mais um conteúdo do nosso bloguinho!

Aqui, são compartilhados temas que consideramos extremamente importantes a serem discutidos em nosso dia a dia e, para também, encontrarmos juntos, uma solução ou gerar uma simples reflexão.

Hoje, queremos conversar sobre um tema polêmico: CRIANÇAS NO CELULAR E NO TABLET E O SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Nós sabemos que diversos pais VIVEM no dia a dia uma batalha referente a este assunto. Seja na hora do almoço, a noite, ou como os pais que fazem home office e encontram essa ferramenta como uma solução. Vamos entender de vez os impactos que o uso excessivo de telas pode trazer? Vem com a gente:

• Afeta o desenvolvimento infantil: a capacidade de concentração e aprendizado;

• Prejudica a saúde mental: estudos mostram que as telas podem aumentar os riscos de ansiedade e depressão em crianças. Inclusive, você sabia que o Brasil é o país mais ansioso do mundo? São mais de 20 milhões de brasileiros sofrendo com transtorno de ansiedade e isso inclui todas as idades. De acordo com a Canadian Journal of Psychiatry, quanto maior o uso de telas, maior o nível de ansiedade.

• Problemas de sono: o uso noturno de dispositivos eletrônicos pode interferir no sono das crianças, afetando sua saúde e desempenho escolar;

• Riscos para o desenvolvimento cognitivo: o excesso de tempo em frente a telas pode prejudicar o desenvolvimento cognitivo das crianças, afetando habilidades como atenção e memória;

• Desenvolvimento social comprometido: limita as interações sociais das crianças, prejudicando seu desenvolvimento emocional e habilidades de comunicação;

Conhecer os riscos do uso excessivo de celulares e tablets, é o PRIMEIRO PASSO para proteger o desenvolvimento infantil. É claro que sabemos que nossos pequenos já nasceram em um mundo digital e é quase impossível limitar o acesso a eles. Além de entender que a tecnologia é algo também importante e com ela, alcançamos coisas incríveis! Mas, queremos enfatizar a importância de:

• Liberar a criatividade;

• Socializar com outras crianças;

• Utilizar os 5 sentidos de forma lúdica;

• Ter um profissional dedicado especialmente a ela, de forma integral para que cada passo seja visto, observado e evoluído da forma que tem que ser. E, lembrando, cada um tem o seu tempo… no mundo digital parece que tudo é ainda mais acelerado. Aqui, respeitamos completamente a individualidade e desenvolvimento de cada aluninho.

Obrigado por ler até aqui! O que você nos diz sobre isso?