Olá, como vai?
No último conteúdo aqui do bloguinho, nós exploramos duas diretrizes de aprendizagem da BNCC: Conviver e Brincar. Se você ainda não conferiu, que tal dar uma olhadinha? É bem interessante e faz parte da construção desse próximo tema, que são as diretrizes de aprendizagem conforme a BNCC, Base Nacional Curricular Comum.
Hoje, vamos explorar mais duas: PARTICIPAR E EXPLORAR. Vamos lá?
PARTICIPAR: o que vêm à mente quando você ouve essa palavra?
Estar ativo. PARTICIPAR na Educação Infantil significa envolver ativamente as crianças nas atividades diárias, desde escolher o lanche até decidir as brincadeiras.
É sobre PERMITIR que cada criança tenha voz e se sinta parte integrante do ambiente ao seu redor.
Valorizamos a participação ativa das crianças em todas as etapas do aprendizado. Permitimos que escolham suas atividades e materiais, o que não apenas desenvolve sua capacidade de expressão e comunicação, mas também promove habilidade de tomada de decisão e resolução de problemas desde cedo.
Ao colocar as crianças no centro das estratégias de aprendizagem, estamos promovendo a autonomia e conscientização dos valores fundamentais que guiarão suas vidas. Queremos ver nossos pequenos crescerem felizes, confiantes e capazes de enfrentar desafios com determinação.
Como aplicamos isso na Escola, por exemplo?
Incentivamos a participação ativa das crianças nas decisões do dia a dia, promovendo autonomia e responsabilidade.
Valorizamos o trabalho em equipe e o respeito mútuo durante as brincadeiras e atividades.
Estimulamos a resolução de problemas por meio da tomada de decisões, capacitando as crianças a serem agentes ativos em seu próprio desenvolvimento.
- EXPLORAR: o que vêm à mente quando você ouve essa palavra?
Explorar na Educação Infantil permite que as crianças descubram o mundo de forma envolvente e significativa. Na Primeiro Passo, buscamos proporcionar experiências que estimulem a curiosidade das crianças em relação ao ambiente ao seu redor.
Nossas atividades de exploração envolvem descobrir novos movimentos, explorar texturas, cores e elementos da natureza, dentro e fora da sala de aula. Desde o cultivo da nossa hortinha até o uso de elementos simbólicos como palavras e emoções, cada experiência é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento.
Como aplicamos isso na Escola, por exemplo?
Oferecemos atividades que estimulam a curiosidade e a descoberta, como o cultivo da hortinha e exploração de elementos naturais.
Integrando elementos simbólicos, como palavras e emoções, no ambiente educativo para promover o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Preparamos nossas crianças para interagir de forma positiva e reflexiva com o mundo ao seu redor por meio da exploração ativa.
Gostou do conteúdo?
Recapitulando:
💭 "a Base Nacional Comum Curricular, ou BNCC, é muito mais do que um simples documento. É um mapa detalhado que orienta nossos passos na Educação Infantil, delineando as competências, habilidades e aprendizagens essenciais que cada criança deve desenvolver ao longo de sua jornada escolar."
Confira quais são os seis direitos de aprendizagem que estamos tratando nos conteúdos aqui do bloguinho:
Conviver ✅
Brincar ✅
Participar ✅
Explorar ✅
Expressar;
Conhecer-se.
No próximo conteúdo, finalizaremos o tema da BNCC com as palavras EXPRESSAR e CONHECER-SE. Não perca essa última etapa dessa jornada de aprendizado!
Até a próxima!
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