
Olá, como vai?
No último conteúdo aqui do bloguinho, aprofundamos dois elementos essenciais da BNCC: Participar e Explorar. Se ainda não viu, corre lá para conferir! Estamos prontos para finalizar este tema tão importante para a Educação Infantil, mergulhando nas últimas duas diretrizes de aprendizado:
EXPRESSAR e CONHECER-SE. Vamos lá?
EXPRESSAR: o que vem à mente quando você ouve essa palavra?
Quando pensamos em expressar, pensamos na capacidade de manifestar necessidades, emoções, sentimentos, opiniões, dúvidas e descobertas de forma criativa e sensível. Expressar-se é muito mais do que apenas falar; envolve gestos, sons, desenhos e brincadeiras. Cada uma dessas formas permite que as crianças transmitam suas ideias e sentimentos de maneiras únicas e significativas.
Como aplicamos isso na Escola, por exemplo?
Aqui na Primeiro Passo, valorizamos imensamente o desenvolvimento da capacidade de expressão das crianças. Promovemos atividades que incentivam a comunicação por diversas linguagens. Por exemplo:
Aulas de arte: nossas aulas de arte oferecem às crianças a oportunidade única de vivenciar a expressão artística, enriquecendo seu entendimento sobre o mundo;
Ballet: como forma artística de expressão, o ballet aprimora habilidades físicas e permite que as histórias sejam contadas por movimentos graciosos;
Taekwondo: esta arte marcial promove disciplina, autoconfiança e respeito, ensinando técnicas de defesa pessoal e desenvolvendo concentração e foco;
Música: as aulas de música são uma oportunidade incrível para as crianças explorarem os sons e ritmos, utilizando instrumentos e a própria voz. Através da música, elas aprendem a expressar emoções e a se comunicar de uma maneira divertida e envolvente, desenvolvendo também habilidades auditivas e rítmicas;
Teatro: ao participar de dramatizações e atividades teatrais, as crianças têm a chance de explorar diferentes personagens e situações, o que enriquece sua compreensão de si mesmas e dos outros. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal, além de promover a empatia e a colaboração;
Brincadeiras livres: as brincadeiras são uma forma natural e espontânea de expressão para as crianças.
Ao encorajar e valorizar a expressão criativa das crianças, estamos promovendo seu desenvolvimento integral, capacitando-as a se expressarem como indivíduos únicos e autônomos no mundo.
CONHECER-SE: O que vem à mente quando você ouve essa palavra?
Quando falamos em conhecer-se, pensamos na importância das crianças entenderem quem são, construírem sua identidade pessoal, social e cultural, e formarem uma imagem positiva de si mesmas e dos grupos aos quais pertencem.
Conhecer-se é um processo contínuo que começa na infância e se desenvolve ao longo da vida. Para as crianças, isso significa explorar suas próprias preferências, habilidades e emoções, bem como reconhecer e valorizar suas origens e a diversidade ao seu redor.
A construção de uma identidade sólida e positiva ajuda a fortalecer a autoconfiança e a resiliência, permitindo que as crianças enfrentem desafios com maior segurança e se relacionem de maneira saudável com os outros. Em um ambiente educacional, promover o autoconhecimento envolve oferecer oportunidades para autorreflexão, incentivando as crianças a pensar sobre suas experiências e a expressar suas opiniões e sentimentos.
Como aplicamos isso na Escola?
Na Primeiro Passo, proporcionamos experiências sensoriais e emocionais que ajudam os pequenos a compreender melhor quem são e como se relacionam com o mundo ao seu redor. Alguns exemplos incluem:
Histórias sobre as diferenças: utilizamos narrativas que ajudam as crianças a refletirem sobre si mesmas e suas relações com os outros;
Atividades de auto-observação: estimulamos novas experiências que fazem com que as crianças se tornem mais questionadoras, levantem hipóteses e desenvolvam reflexões significativas sobre suas vivências;
Diálogos e compartilhamentos: criamos momentos onde as crianças podem expressar suas ideias e sentimentos, fortalecendo a autoconfiança e a eficiência nas interações.
É na Educação Infantil que as crianças começam a construir sua identidade e a entender seu lugar no mundo. Nosso objetivo é apoiar esse processo de forma positiva e enriquecedora.
Chegamos ao fim da nossa jornada de conhecimento sobre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Este é um tema fundamental para o nosso dia a dia, e é com base nele que desenvolvemos as atividades na nossa Escola. A Educação Infantil vai muito além do que muitos imaginam, não é apenas uma fase de brincadeiras. É um período crucial para o desenvolvimento integral das crianças. Na Primeiro Passo, valorizamos cada momento, garantindo que as crianças se divirtam enquanto aprendem e evoluem diariamente.
Estamos comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade que forma crianças felizes e preparadas para os desafios futuros!
As seis diretrizes de aprendizagem conversadas aqui na bloguinho:
Conviver ✅
Brincar ✅
Participar ✅
Explorar ✅
Expressar ✅
Conhecer-se ✅
E aí, gostou do conteúdo? Comenta lá no nosso Instagram (@escolaprimeiropassooficial) os temas que você quer ver por aqui!
Até a próxima!
Yorumlar