top of page

Bloguinho PP

Todas as novidades da Escola Primeiro Passo em um só lugar!

EDUCAÇÃO • INFORMAÇÕES • DICAS • ATIVIDADES

BNCC: Conviver e Brincar - o que essas palavras significam?

Olá, como vai?


No último conteúdo aqui do bloguinho, nós apresentamos a você a BNCC, uma ferramenta valiosa que guia nossa abordagem na Educação Infantil. Vamos relembrar juntos?


Recapitulando: "a Base Nacional Comum Curricular, ou BNCC, é muito mais do que um simples documento. É um mapa detalhado que orienta nossos passos na Educação Infantil, delineando as competências, habilidades e aprendizagens essenciais que cada criança deve desenvolver ao longo de sua jornada escolar."


Certo? Neste mapa, encontramos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que são a essência do processo educativo na Educação Infantil. São eles:


  • Conviver;

  • Brincar;

  • Participar;

  • Explorar;

  • Expressar;

  • Conhecer-se. 


Vamos explorar dois deles hoje: Conviver e Brincar.


E assim, nos aprofundaremos um pouco mais e você irá entender que cada uma dessas palavras possui um significado além do que imaginamos!


  • CONVIVER: o que vêm a mente quando você ouve essa palavra?


Além de uma simples interação, conviver é APRENDER sobre si, os outros e o mundo ao seu redor. É PERCEBER, ENTENDER, COMPARTILHAR experiências, desenvolvendo assim um senso de comunidade e empatia, ampliando seus horizontes culturais e sociais.


Como aplicamos isso na Escola, por exemplo? Nas aulas de teatro e na educação física! As crianças aprendem a desenvolver emoções e ideias de forma criativa e praticam habilidades como o trabalho em equipe e respeito às regras!

Proporcionamos um ambiente acolhedor e seguro, incentivando atividades que promovem o trabalho em equipe, o respeito mútuo e a resolução de conflitos de forma saudável. 



  • BRINCAR: o que vêm a mente quando você ouve essa palavra?

O brincar é a linguagem natural das crianças. É através do brincar que elas desenvolvem habilidades físicas, cognitivas e emocionais essenciais. 

Como aplicamos isso na Escola, por exemplo?

Ao explorar o mundo ao ar livre, em nossas atividades externas, nossos pequenos conectam-se com a natureza, experimentando texturas, sons e movimentos que estimulam sua curiosidade.

Nas brincadeiras com água em dias quentes, as sensações táteis e a imaginação são estimuladas de maneira lúdica e envolvente. As aulas de música oferecem uma forma única de expressão, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades motoras e sociais enquanto se divertem!

Na Primeiro Passo, acreditamos que o convívio e o brincar são elementos vitais no desenvolvimento saudável e feliz das crianças. Queremos compartilhar com você, pais e responsáveis, como essas experiências são fundamentais para o crescimento dos nossos pequenos. 

Valorizamos cada momento de descoberta e aprendizado, construindo memórias afetivas que durarão para sempre.

Estamos comprometidos em oferecer o melhor para o desenvolvimento de seus filhos, proporcionando experiências significativas que contribuem para seu crescimento pessoal e acadêmico.

No próximo conteúdo, iremos falar mais sobre PARTICIPAR E EXPLORAR. Continue nos acompanhando por aqui!


Até a próxima!

9 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page