1. Aquisição da linguagem
Cantar para as crianças com frequência, contribui para o aprimoramento do vocabulário e oralidade. Isso acontece porque as rimas e cadências, típicas das cantigas populares, são ótimas para estimular o aprendizado das primeiras palavras, através da repetição.
2. Desenvolvimento cognitivo e afetivo
As cantigas populares estimulam a memória das crianças, incentivam suas habilidades de comunicação e estimulam a compreensão do mundo. Através das cantigas populares as crianças têm a possibilidade de estreitar novos relacionamentos e criar momentos de afeto com amigos e familiares.
3. Desenvolvimento motor e físico
Por vezes, as cantigas populares são acompanhadas de movimentos corporais, como as danças e as palmas. Além de aprimorar o ritmo, esses movimentos fortalecem o tônus muscular e transmitem a noção de tempo e espaço para os pequeninos e pequeninas.
4. Sentimento de pertencimento e vivência comunitária
Cantigas são ótimas atividades para se fazer em grupo. Contribuem para o sentimento de pertencimento e entrosamento com o outro. Quando acompanhadas de brincadeiras com palmas, são ótimos jogos de equipe e de socialização para as crianças.
5. Noções morais e éticas
É bastante comum que as letras das cantigas transmitam uma lição ou ensinamento moral. Por isso, a Escola Primeiro Passo utiliza as cantigas com fins didáticos. Assim, é possível trabalharmos seus elementos de forma lúdica e acessível aos pequeninos e pequeninas.
Clique aqui e confira algumas cantigas populares, para você cantar com os pequeninos!
Comentários